03/12/09

Tempos Nublosos...

Certamente já todos vós ouviram falar da polémica que, desde à alguns meses para cá, se desenrola na Região Escutista do Porto em torno da sucessão na Chefia Regional da equipa liderada pelo Ch. Carlos Nobre, que se encontra em gestão corrente desde à alguns meses devido a dúvidas apresentadas por alguns associados relativamente à clareza e respectiva legalidade do processo de eleição dos orgãos regionais que teve lugar à alguns meses, à qual se apresentou como candidata uma lista encabeçada pelo Ch. António Calçada.

Toda esta situação me deixa de certa forma perturbado, na medida em que um movimento como o Corpo Nacional de Escutas possui um conjunto de valores éticos muito fortes, e, diria eu, exemplares, se encontra numa situação de impasse como esta.

Não querendo aqui discutir quem terá razão em toda esta polémica, quero deixar um alerta para as terríveis consequências que uma situação como esta trás para o movimento e para os seus associados.

O clima de instabilidade Regional reflecte-se nos Núcleos e Agrupamentos, e isso não é nada positivo para a aplicação do método escutista, muito menos para a imagem que a instituição tem perante a sociedade.

A Região Escutista do Porto não tem, desde 2005, uma grande actividade regional.

É de senso comum que estas actividades servem não só para incentivar o espírito escutista dos nossos jovens, e dar-lhes uma ideia da dimensão do movimento e da região, como também para promover a partilha, conhecimento e troca de experiências entre recursos adultos da Região, reduzindo assim a possibilidade de ocorrência de mal-entendidos (os quais sabe-se que estão em maior parte das vezes relacionados com falta de comunicação e diálogo ou ideias pré-concebidas).

É urgente estabelecer uma periodicidade na organização do Acampamento Regional do Porto, sob pena que a ausência da mesma venha dar uma ideia de desorganização na vida da Região, bem como uma natural desmotivação dos associados jovens e adultos. (apesar disto estou consciente da inviabilidade que teria a realização do mesmo em 2009, em consequência da situação de instabilidade que se vive na Região, daí a urgência de se aniquilar essa mesma instabilidade).

Voltando ao assunto base, todo a forma como o processo se desenrolou foi verdadeiramente vergonhoso, e não querendo aqui discutir quem terá razão (até porque na minha opinião, todas as partes envolvidas estão erradas), dever-se-ia ter procedido de outra forma.

A atitude correcta seria, a meu ver, ao primeiro sinal de dúvida sobre a legalidade do processo eleitoral, a desistência imediata com posterior recandidatura da lista única. Esta situação levava à repetição do processo eleitoral, bem como uma maior informação e envolvimento da Região em todo o processo eleitoral, bem como a quase certa (e saudável) candidatura de mais listas.

É no mínimo estranho como é que numa Região Escutista tão pouco consensual como a Região Escutista do Porto, só se tenha apresentado uma lista única à Junta Regional. É uma total incoerência tanto daqueles que criticam a equipa regional ainda em funções, bem como aqueles que a defendem e pretendem um projecto assente na continuidade.

O arrastamento vergonhoso do resultado eleitoral, bem como a "guerra" SIM/NÃO que ainda hoje se verifica, leva a pensar se é esta associação que pretendemos e acredito que já terá levado alguns a deixa-lo, quer para outras associações, quer mesmo para fora do movimento.

O facto de se ter envolvido directamente o Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional do CNE num assunto Regional, faz passar uma péssima imagem de espírito de fraternidade escutista às restantes Regiões do CNE.

Todos sabemos que os mais prejudicados por esta situação são os associados jovens, que se vêm privados do direito a grandes actividades regionais e um espírito saudável e de união.

Faço assim um apelo para que todas as partes se "sentem à mesa", e tentem encontrar uma solução para o grande mal da Região do Porto e que nos envergonha perante todas as outras:

- A ENORME FALTA DE UNIÃO E FRATERNIDADE NA NOSSA REGIÃO.

Na esperança que as partes envolvidas cheguem a um entendimento e ultrapassem as dificuldades, para uma Região mais Unida, despeço-me com

Uma Forte Canhota,

Texugo Rezingão

3 comentários:

  1. ola boa tarde :)
    o blog esta fixe, mas eu vim aqui falar do acampamento regional. eu sou escuteira desde 2007 (nao fui ao ACANAC porque so entrei em outubro/novembro) mas o meu grupo farta-se falar do acareg e eu gostava de ter uma experiencia de ir a 1 acampamento desses :)
    so que com estas confusoes ja estou a ver que nem em 2015 havera 1 :p
    canhotas :)

    ResponderEliminar
  2. Caro Texugo Rezingão,

    Gostei do artigo pese embora note um conjunto de informações menos correctas relativamente ao que é exposto.

    O CFJN foi obrigado a intervir. Assim funcionam as hierarquias. No mundo civil as coisas funcionam precisamente da mesma forma. E há que respeitar as hierarquias! Isso devemos ensinar aos nosso jovens, até como forma de os preparar para o mundo "lá fora". Não podemos viver anárquicamente, temos regras, que têm de ser cumpridas mesmo que nem sempre gostemos delas só porque não vão ao encontro das nossas pretensões.

    Quanto ao facto de só uma lista de se ter apresentado, a verdade é essa! Onde estavam os manifestantes do Não de agora? Não se sabe! E devemos crucificar quem se dispos a SERVIR e a implementar o Diálogo na Região do Porto? É exactamente disso que precisamos! É disso que os nossos jovens precisam!

    Outra coisa importante e que ninguém reparou foi na quantidade de votos que o Chf Calçada teve a seu favor que ultrapassaram em grande escala o que outrora a actual JRP teve. Não será um sinal gritante de algum coisa?

    Eu própria estou cansada destas guerras, destas disputas do poder dentro do CNE mas não se pode só apontar o dedo sem perceber e ouvir ambos os lados.

    SAPS
    Carla

    ResponderEliminar
  3. Realmente o cenário actual da Região do Porto é vergonhoso e independentemente do lado onde possa estar a razão ninguem ficou bem na fotografia. E com todas estas "politiquices", claro está que quem sai prejudicado são os escutas. Quando o mar bate na rocha, quem se lixa é o mexilhão!
    Espero que tudo se resolva o mais breve e dignamente possivel e que a lista vencedora tenha de facto como interesse único SERVIR os interesses da Região.

    Saudações Escutistas

    Pedro Alves
    521 Sr.ª da Hora

    ResponderEliminar