18/12/09

Escuteiros de Sala

Um dos grandes desafios do escutismo predominantemente urbano de hoje é o combate à tendência muitas vezes denominada "escutismo de sala".

E o que é isto do "escutismo de sala" ou "escuteiros de sala"?

Muito resumidamente, estamos a falar de Agrupamentos ou Secções dentro de um Agrupamento que passam 99% do seu ano escutista fechados na sede/abrigo/base/covil/cabana.

Normalmente, os "escuteiros de sala" aparecem impecavelmente uniformizados de acordo com as mais rigorosas determinações centrais, mas não sabem o nome de nenhum outro escuteiro das outras secções.

Agora de uma forma mais séria, o que aqui se pretende transmitir é que em núcleos mais urbanos, muitos agrupamentos, quer pela falta de experiência (agrupamentos recentes, dirigentes sem vivência escutista prévia, etc), quer por acomodação, promovem cada vez menos o espírito de Agrupamento e as actividades outdoor (fora da sede) e de contacto directo com a comunidade.


É certo que muitos de vós já ouviram críticas, muitas vezes juquosas, aos escuteiros/escutismo.

Essas críticas são "mea culpa" nossas, pois com muitos Agrupamentos "enclausurados" dentro das respectivas sedes, sem se mostrarem ao mundo, fazem transparecer para a comunidade que somos uma espécie de sociedade secreta. É preciso ser proactivo na comunidade (e não apenas na comunidade paroquial).

E para nos podermos "projectar" para a comunidade, através de acções e projectos específicos, precisamos também de nos conhecer, agrupar e interagir internamente (a nível do Agrupamento).

A falta de espírito escutista, união e camaradagem leva a situações de rotura a médio prazo. É preciso coragem e espírito aberto para mudar, mas alguém tem que tomar o primeiro passo.

Se há algo que considero fundamental no escutismo é o espírito de Agrupamento. Um espírito aberto, franco, directo e frontal, sem grandes formalidades e "salamaleques". Só assim conseguimos transmitir realmente o que pensamos e planear o futuro, conscientes que não há duas pessoas iguais.


E infelizmente, vejo que neste novo desafio que me propus recentemente, ainda há um longo caminho a percorrer nesse sentido. Talvez, lá está, seja por se enquadrar nos pressupostos que descrevi no quinto paragrafo deste texto. Mas nada é impossível e trabalharei no sentido de melhorar essa situação e sugiro que façais o mesmo nos vossos Agrupamentos, se achardes que lá existe este problema.

Uma ideia interessante é cada agrupamento dedicar meia hora por fim-de-semana a actividades de Agrupamento. Tenho visto alguns agrupamentos a fazer isto e têm conseguido bons resultados.

Mas deixo aqui recomendações que penso serem fundamentais:

- Mais importante que andarmos impecavelmente uniformizados nas reuniões semanais, é incutirmos um espírito de união, confiança e fraternidade nos nossos jovens, com boa disposição e não imposição. Foi o próprio B.P. que criou a expressão "Ask the Boy"!

- Normativas e regras internas servem de orientação. Não devemos ser extremistas, mas sim avaliar situações caso a caso, sempre no melhor interesse do Agrupamento/Movimento

- Todo e qualquer escuteiro tem responsabilidades no espírito que se vive no seio do Agrupamento. É preciso incutir um espírito fraterno e de união nos nossos jovens (e adultos!)

Avança tu também contra a corrente...


Forte Canhota,

Texugo Rezingão

2 comentários:

  1. Acho k e um grande comentario... e verdade ... e a foto bem escolhida, de mortágua... lol ...

    continua o bom trabalho...

    Pedro Vicente

    ResponderEliminar