11/12/09

Quo Vadis?! Em Risco?


É com muita pena que correm rumores de que a famosa actividade de Caminheiros/CIL's/Dirigentes "Quo Vadis?!", organizada pelo Clã do Agrupamento 604 Canas de Senhorim, Região de Viseu, corre o risco de não se realizar no próximo ano.

Fontes próximas ao Agrupamento 604 apontam problemas internos e a consequente saída de dirigentes do Agrupamento como as principais razões para esta mítica actividade estar em risco de não se realizar no próximo ano. 

O Quo Vadis!? realiza-se de dois em dois anos, na vila de Canas de Senhorim. É uma actividade de organização puramente local de âmbito nacional, o que verdadeiramente um EXEMPLO A SEGUIR para os restantes Agrupamentos do CNE.

Em números, o Quo Vadis?! mobiliza mais de 400 caminheiros, CIL's e Dirigentes em cada uma das suas edições (cerca de 50% dos efectivos de um Rover Nacional, para se ter um termo comparativo), de todos os pontos do país (incluindo Regiões Autónomas).

Apesar de estar aberta à participação de Dirigentes e CIL's, o "Quo Vadis" é marcadamente um ETC (Encontro Temático de Caminheiros). Teve origem à largos anos atrás, num tempo em que a Região Escutista de Viseu, em particular os seus Caminheiros, participavam activamente nos "ETC's" da Região Escutista de Coimbra. Um dia, e em jeito de "picardia", surgiu a questão "Quando é que vocês fazem algo do género lá em Viseu?"

O desafio foi aceite, e com a coragem, empenho e determinação de várias gerações de Caminheiros de Canas de Senhorim, sempre apoiadas por bravos Pioneiros e Dirigentes do mesmo Agrupamento, surgiram os primeiros "Quo Vadis".

Quem já participou num "Quo Vadis", como é o meu caso, consegue perceber que lá se vive uma atmosfera completamente diferente, de boa disposição e verdadeira fraternidade, fraternidade essa que, infelizmente, muitos dirigentes da Região do Porto teimam em esquecer.

O imaginário do Quo Vadis sempre teve por base uma história infantil, na última edição foi o "Pinóquio", muito bem aproveitada por sinal.

Há mais duas presenças típicas num Quo Vadis: A chuva (a actividade é realizada em pleno Dezembro) e os "Jogos de Pijama".

Entre cada Quo Vadis realiza-se um "Quo-Clã", onde vários convidados vão testar as falhas do sistema para a próxima edição do Quo-Vadis. Também já tive a felicidade de participar nesta iniciativa, juntamente com alguns colegas do CUP.

Deixo aqui o desafio, um pouco nostálgico é certo, para o "pessoal" de Canas rapidamente solucionar os seus problemas e, mais uma vez, nos brindarem com um "Quo Vadis" no próximo ano.

Uma Forte Canhota,

Texugo Rezingão

2 comentários:

  1. Estás a falar do quo vadis 10/11?

    ResponderEliminar
  2. ola,

    gostaria de saber se este ano sempre se vai realizar o quo vadis, gostava de participar e levar cmg o mau cla.

    Sempre se vai realizar?
    canhotas

    ResponderEliminar