07/12/09

Eleições à Junta Regional do Porto - A Saga Continua...


Pois é caros amigos,

Parece que a triste saga na sucessão da estrutura regional do Porto do Corpo Nacional de Escutas continua, desta vez através da interferência directa da Junta Central no processo, que até ao momento se encontrava em neutralidade institucional.

No documento publicado, a Junta Central afirma que "o processo eleitoral para os órgãos regionais do Porto não pode ser considerado como um "bom exemplo"."

Vai ainda mais longe, fundamentando que "a declaração de nulidade de uma mesa de voto tem cobertura regulamentar e deve ser declarada em primeira instância pela Comissão Eleitoral Regional (CER)" e que "ao declarar nulo o acto eleitoral da mesa de voto número dois do Núcleo Norte, a CER tinha obrigação de mandar repetir o acto eleitoral (alínea b), do número 2, do artigo 35º do Regulamento Eleitoral do Corpo Nacional de Escutas, aprovado pelo CNR de 24 e 25 de Novembro de 2001 e publicado na Flor de Lis de Fevereiro de 2002."

Posto isto, faço um severo apelo à discussão do problema, no seio da associação e em sede própria, por parte dos associados do Corpo Nacional de Escutas filiados em Agrupamentos da Região do Porto.

Faço também um apelo para que ambas as partes envolvidas se façam representar e tentar chegar a um consenso sobre acções futuras.

É urgente ouvir os dois lados do conflito e tentar encontrar uma solução consensual, sob pena deste assunto se arrastar ainda mais, prejudicando irreversívelmente o normal funcionamento da instituição.

Todos os comentários, de ambos os lados da "barricada", serão bem vindos, pois como já referi em publicações anteriores, estou convicto que todos os problemas que se vivem na nossa Região têm por base o clima de desunião e rivalidade pouco saudável entre os recursos adultos da mesma.

A melhor forma para se combater a desunião é o diálogo, sério e coerente.

Forte Canhota,

Texugo Resingão

P.S - Poderão consultar o comunicado da Junta Central na íntegra em:

http://www.cne-escutismo.pt/In%C3%ADcio/DestaquesdoSite/tabid/1127/articleType/ArticleView/articleId/177/Comunicado-da-Junta-Central.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário